Riscos de divulgar apenas nas redes sociais, ter 1 alternativa é fundamental !

Corra esse risco e deixe seu negócio estático

Recentemente passamos por um marco na história, a Pandemia de 2020 fez com que parássemos para refletir sobre a vida, emprego e negócios, encarar riscos foi uma alternativa para manter o negócio de pé.

Ficamos meses sem poder ter contato com família e amigos, por algum tempo nem trabalhar com presença física no emprego foi possível, isso mostra como a tecnologia vem sendo importante nesse mundo de hoje, e como o risco do negócio falir diminui se souber usufruir dos meios disponíveis nela.

Através da tecnologia você conseguiu manter contato com seus familiares e amigos, fosse por mensagem ou chamada de vídeo, conseguiu se manter informado sobre as notícias que ocorriam no mundo e até meios para sair do tédio ficando dias sem poder sair de casa porque a cidade estava em Lockdown, digamos que a tecnologia deixou sua vida menos chata nesse tempo.

Para os negócios não foi muito diferente, empresas para não terem que demitir em massa seus funcionários, optaram por fazer Home Office aos cargos que isso era possível, e aos empregados que foram demitidos, restou procurar outros meios para gerar renda. Empreendedores tiveram que se adaptar para continuar gerando receitas para seus negócios, aulas e consultas online foram os meios mais utilizados por profissionais que tinham essa “saída” como alternativa para seus negócios físicos.

Então a primeiro lição que fica é:

Não dependa apenas de um meio de geração de renda.

Meu negócio está presente nas redes sociais, posso ficar tranquilo? 

A resposta direta e curta é NÃO! Os riscos de concentrar apenas nessas plataformas é imenso, vou te mostrar porque:

Você pode ter sua conta suspensa.

Por qualquer detalhe que a rede social achar suspeito ou que desrespeite suas políticas de privacidade você já pode ter sua conta suspensa.

Alteração do algoritmo.

Seguidamente vem atualizações do algoritmo das redes sociais, procurando uma melhor experiência para o usuário, o que muitas vezes prejudica os criadores de conteúdo, que devem se adaptar as novas regras para que seus conteúdos continuem chegando ao público, caso contrário suas publicações vão ter um menor alcance, trazendo risco para seu negócio.

O público entra nas redes sociais em busca de entretenimento

As redes sociais foram criadas com a intenção de conectar pessoas, fazer novas amizades e compartilhar conteúdo, cada vez estamos mais sobrecarregado com tarefas e compromissos, e as redes sociais tem se tornado um meio de distração e entretenimento.

Dificilmente uma pessoa vai dizer “Vou acessar uma rede social pra aprender como investir melhor”, geralmente quando a intenção é aprender algo ela vai ir para um site específico ou pelo YouTube.

Seu concorrente usa o mesmo método de divulgação

Não estou querendo dizer que seu negócio não terá resultados, pelo contrário, é uma recomendação de reduzir os riscos e aumentar receita tendo diferentes meios de divulgação, pois qualquer pessoa com condições de ter acesso à internet e um celular pode ter uma rede social, até um negócio por meio dele, mas nem todos os negócios ou empreendedores tem um site, aqui está a importância em você se diferenciar da grande maioria.

Pretende crescer mais rápido? Investir em tráfego pode ser uma alternativa

Aqui está uma ótima aliada do crescimento em curto prazo, caso você não conheça sobre tráfego pago, vou deixar aqui um artigo para você saber mais:

Artigo sobre trágego pago

Para você que já conhece, qual seria o melhor meio para captar clientes, redes sociais ou uma página de captura?

Se o seu negócio está focado em redes sociais, seus custos podem ser mais elevados por estar disputando a atenção da pessoa com entretenimento de outros perfis, sem falar na quantidade de curiosos que clicam no seu anúncio e não se inscrevem no seu perfil. Por outro lado uma página de captura bem arquitetada te traz um visitante mais maduro sobre o que precisa, além de ter alternativas de você captar o contato do visitante para futuros conteúdos, a chance de converter um visitante para cliente sobre consideravelmente através desse meio, reduzindo seus custos com tráfego pago.

Mas não se engane, apenas investir em tráfego não é garantia de sucesso, tem riscos também, precisa de um bom produto por trás dos anúncios e o marketing precisa ser eficiente, mas diferente do tráfego orgânico, investir em tráfego traz uma quantidade de visitantes enorme em um curto espaço de tempo, caso sua estratégia de marketing esteja conforme o que seu público espera, as chances de aumentar clientes aumenta.

Poderia escrever textos e textos sobre esse assunto, mas ficaria algo enorme e eu valorizo seu tempo, assim vou deixar para outros posts específicos, caso tenha ficado dúvidas sobre a necessidade do seu negócio ter ou não um site, entre em contato comigo e vamos avaliar sua situação ;).